A talhe de foice
Costa, o «Reutilizador»
Actual
Um banqueiro não passa fome
Actual
Embuste colossal
Actual
O rei vai nu
Crónica Internacional
Os prestidigitadores
PCP
O nó da gravata e o nó cego que a luta dará a esta política
Muito mais cedo do que tarde o conteúdo real das medidas do Governo PSD/CDS-PP vieram ao de cima. Já conhecíamos o sentido estruturante das medidas assinadas com a troika e há meses vimos prevenindo sobre as suas nefastas consequências para os trabalhadores e o País.
A luta não vai de férias
Na semana de 11 a 16 de Julho, a CGTP-IN realizou um conjunto de plenários, contactos, concentrações de protesto e manifestações apelando aos trabalhadores e às populações para que não se resignem e combatam as medidas injustas do Governo PSD/CDS.
Roubo colossal
As medidas anunciadas no dia 14 pelo ministro das Finanças Vítor Gaspar – um imposto extraordinário sobre salários e pensões e a intensificação das privatizações – representam, para o PCP, um duplo roubo: aos rendimentos e condições de vida de milhões de portugueses e à própria riqueza nacional. Intensificar a luta de massas é cada vez mais a questão central, garantem os comunistas.
Saúde não é negócio
Denunciando as mais recentes pressões sobre o Serviço Nacional de Saúde, constantes inclusivamente no programa do Governo, o PCP reafirmou a sua oposição à privatização e comercialização dos cuidados de Saúde.
Sempre com quem trabalha
As consequências do aprofundamento da crise do capitalismo e da política de direita estão a fazer-se sentir nas empresas, onde os trabalhadores são alvo de violentos ataques contra os seus salários, direitos e condições de vida. E é aí que o PCP intervém, estreitando os laços que o unem a quem vive da venda da sua força de trabalho.
PCP aponta alternativas
A propósito da resolução que iria levar ontem ao Parlamento, propondo a renegociação da dívida e o desenvolvimento da produção, o PCP promoveu terça-feira uma jornada nacional de esclarecimento.
Combater a precariedade
A água é de todos
Portagens engordam privados
Governo agrava a crise
O corte no 13.º mês e as privatizações previstas no Programa do Governo foram severamente criticadas, dia 15, pela CGTP-IN porque «os maiores sacrifícios são exigidos aos trabalhadores por conta de outrem e aos pensionistas».
<i>Transtejo</i> condenada
Defender o emprego e a <i>TNC</i>
Em luta
Perseguições no Algarve
<i>AC Santos</i>
Um crime lesa pátria
O Governo ultima um vasto programa de privatizações abrangendo os mais variados sectores e áreas de actividade. Para o PCP, trata-se de uma gigantesca operação que lesa gravemente os interesses do País, sem qualquer racionalidade económica, fundada apenas em razões ideológicas.
Medida ilegítima e ineficaz
Uma baixa da taxa social única (TSU) não tem qualquer reflexo positivo na competitividade da economia mas tem um efeito muito grave na sustentabilidade da Segurança Social.
Prevenir e punir a corrupção
Criminalizar o enriquecimento ilícito continua a ser um objectivo prioritário para o PCP. Pela quarta vez, depois de ter avançado em 2007 com uma iniciativa pioneira na matéria, a bancada comunista volta à carga com um novo projecto de lei.
Pôr fim a modelo absurdo
A fúria privatizadora do Governo
Os comunistas do Porto estão contra a privatização dos CTT, empresa que presta um serviço público fundamental e estratégico para o País e que tem dado milhões de euros de lucro ao Estado.
«Juventude com futuro é com a Constituição do presente!»
A Barragem do Maranhão, em Avis, volta a acolher, nos dias 22, 23 e 24 de Junho, o Acampamento Nacional da Paz, iniciativa da Plataforma «Juventude com futuro é com a Constituição do presente!».
Vendas Novas continua a crescer
Morreu Gilberto Lindim Ramos
Promover a <i>Festa do Avante!</i>
Deflação ou sair do euro?
A profunda crise que afecta já um conjunto razoável de países da União Europeia parece não ter fim à vista, e surgem cada vez mais especialistas a considerar a saída do euro como a única forma de inverter a situação.
Mar privado
Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu criticam as propostas da Comissão Europeia para a reforma da política de pescas, salientando que se pretende «privatizar o acesso aos mares».
Pobreza energética aumenta no Reino Unido
Hora de despedir na <i>BBC</i>
Sudão do Sul
Milhões à fome no Corno de África
Quase 11 milhões de pessoas necessitam de ajuda alimentar de emergência na Somália, Quénia e Etiópia, das quais três milhões são crianças. O alerta foi lançado nos últimos dias por diversas agências das Nações Unidas, as quais estimam entre 500 mil e um milhão o total de menores em risco de morte devido à desnutrição severa na zona do Corno de África.
Um milhão de assinaturas pelos Cinco
Está em curso uma campanha de recolha de assinaturas pela libertação dos cinco patriotas cubanos presos nos EUA. O objectivo é fazer chegar à Casa Branca um milhão de reclamações a favor da correcção de uma injustiça que se arrasta desde 1998.